segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Pedagogia na FACIMA

Bom dia, mundo! Hoje, de repente, decidi falar sobre o curso de Pedagogia da Faculdade da Cidade de Maceió. Basicamente vou fazer o velho "Ctrl+C Ctrl+V", partindo do portal da faculdade. Informações sobre o curso, como: missão do curso, objetivos, perfil do egresso, campo de atuação e matriz curricular. Maiores informações no site: www.facima.edu.br .


Pedagogia - Curso Superior de Graduação Tradicional

NÍVEL: Graduação
HABILITAÇÃO: Licenciatura em Pedagogia
DURAÇÃO: 03 anos
MODALIDADE: Semestral
TURNO DE FUNCIONAMENTO: Manhã e Noite
NÚMERO DE VAGAS: 100 por turno
PORTARIA DE AUTORIZAÇÃO: Nº. 769 de 23/03/2006, publicada no DOU de 23/03/2006.
PORTARIA DE RECONHECIMENTO: Nº. 121 de 15/03/2013, publicada no DOU de 18/03/2013.

MISSÃO DO CURSO

A formação do pedagogo fundamentada na legislação vigente e nas teorias críticas da educação, levando-o a ter consciência de si, de sua profissão e das reais necessidades e implicações de sua prática que se efetivará numa sociedade imersa em novos paradigmas comportamentais, culturais, políticos e sociais.

OBJETIVO GERAL DO CURSO
Formar profissionais qualificados para atuar em diferentes instituições de educação básica (pública, privada, formais e não formais), tendo como referência um educando que deve ser respeitado em todos os aspectos do seu desenvolvimento, compreendo-o enquanto ser de experiências e vivências múltiplas: emocionais, cognitivas, sociais e culturais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO CURSO

  • Contribuir para a formação de sujeitos comprometidos com processos de transformação de indivíduos e de grupos respaldados por um projeto educacional de caráter emancipatório;
  • Contribuir para a elaboração e difusão de conhecimento sistematizado das áreas envolvidas pelo campo educacional e que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica;
  • Contribuir para o desenvolvimento de recursos humanos capazes de desenvolver e aplicar pedagogias inovadoras de ensino e aprendizagem ajustados às especificidades que caracterizam os diversos perfis discentes;
  • Utilizar o conhecimento pedagógico, incluindo as novas linguagens e tecnologias, considerando o âmbito do ensino, de forma a promover a efetiva aprendizagem;
  • Contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências que permitam a concepção, a execução, a avaliação de resultados parciais com o propósito de sugerir melhorias dos projetos educacionais de caráter escolar ou não;
  • Desenvolver uma visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações sócio-educativo-culturais que fundamentam a formação do pedagogo;
  • Dominar os conteúdos a serem socializados, seus significados em diferentes contextos e em suas possíveis articulações interdisciplinares;
  • Aprimorar a capacidade intelectual, compreendendo predisposição para inovação, espírito, crítico, iniciativa, sólida cultura geral, gosto pela leitura, habilidade de comunicar-se com clareza e precisão, por escrito e oralmente;
  • Contribuir para o desenvolvimento abrangente do papel do pedagogo para coordenar as diferentes atividades de ensino, sendo flexível para lidar e adaptar-se às estratégias e dinâmica de cada unidade de ensino e criativo para desenvolver planos e soluções para problemas.
PERFIL DO EGRESSO 
Profissional da educação, com sólido embasamento teórico-prático, voltado para a qualidade de ensino e ação pedagógica eficaz nas atividades educativas desenvolvidas em instituições públicas e particulares de educação básica. Que será capaz de atender as solicitações do mercado de trabalho, habilitado a compreender as transformações emergentes do contexto social, político, econômico e mundial, no qual ele próprio está inserido, tendo sua competência condicionada a definição de um perfil profissional que atenda ao desenvolvimento de capacidades vinculadas as aptidões, habilidades, conhecimentos, comportamentos e atitudes.

CAMPO DE ATUAÇÃO
Atualmente o conhecimento assume novas e variadas configurações, sendo modificado e atualizado permanentemente. Dentro desse contexto, a capacidade de gerenciar a informação se torna a competência mais valiosa, transformando assim, a tarefa do pedagogo e tornando essa profissão estratégica, o que possibilita um raio de atuação cada vez mais abrangente do pedagogo, como:
  • atuar docência nas turmas de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, e das disciplinas de formação pedagógica do nível médio, gerência de unidades de ensino,
  • atuar com coordenação de turmas, equipes e cursos,
  • desenvolver atividades com crianças em hospitais e em organizações não governamentais (ONGs),
  • compor equipes multidisciplinares de recursos humanos em empresas para dar treinamento e cursos aos funcionários,
  • desenvolver projetos e experiências educativas,
  • produzir e difundir o conhecimento científico e tecnológico do campo educacional em contextos escolares e não escolares.
MATRIZ CURRICULAR
Alfabetização e Letramento
Atividade Complementar
Atividades Práticas Supervisionadas
Avaliação Educacional
Ciências Sociais
Comunicação e Expressão
Desenvolvimento Sustentável (Optativa)
Didática e Metodologia do Ensino Médio: Normal e Educação Profissional
Didática Fundamental
Educação Ambiental
Educação de Jovens e Adultos: Fundamentos e Metodologia
Educação Inclusiva
Escola, Curriculo e Cultura
Estágio Supervisionado
Estatística
Estrutura e Organização da Escola de Educação Infantil
Estudos Disciplinares
Filosofia, Comunicação e Ética
Fundamentos de Filosofia e Educação
Gestão Educacional
História da Educação
História do Pensamento Filosófico
Homem e Sociedade
Interpretação e Produção de Textos
Jogos e Brinquedos na Infância
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Marketing Pessoal (Optativa)
Metodologia de Arte e Movimento: Corporeidade
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Metodologia e Prática do Ensino da História e Geografia
Metodologia e Prática do Ensino da Matemática e Ciências
Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa
Métodos de Pesquisa
Orientação e Prática de Gestão da Educação em Ambientes Escolares e Não-Escolares
Orientação e Prática de Projetos de Ensino Fundamental
Orientação e Prática de Projetos na Infância
Orientação em Supervisão Escolar e Orientação Educacional
Pedagogia Integrada
Pedagogia Interdisciplinar
Politica e Organização da Educação Básica
Projetos e Práticas de Ação Pedagógica
Psicologia Construtivista
Psicologia do Desenvolvimento e Teorias de Aprendizagem
Psicologia do Desenvolvimento: Ciclo Vital
Psicologia Sócio-Interacionista
Relações Étnico-Raciais no Brasil
Sociologia e Educação
Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação
Tópicos de Atuação Profissional - Pedagogia
Trabalho de Conclusão de Curso

Carga Horária Mínima: 3.200 Horas

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Até logo e beijos de luz.

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