segunda-feira, 21 de março de 2016

RPG na facudade

Bom dia pessoas, tudo bom com vocês? Por aqui tudo igual, só politicamente mais caótico que o normal. Vamos descontrair um pouco dessa situação, vamos falar sobre o lindo tema do meu TCC: o RPG ligado a Educação. Calma, ainda não postarei o TCC mesmo, só falarei um pouco sobre o RPG e quais disciplinas eu atribuí ao mesmo, dentro do curso de Pedagogia. Me baseei naquela lista das disciplinas marcantes.
  1. Alfabetização e Letramento - "Aquelas palavrinhas que mais parecem arte abstrata, passando pela boa e velha caligrafia até a personalização de cada um para/com as letras." O RPG possibilita desde a criação de personagens por descrição, até a passagem de cada aventura em forma de redação. Admito que para os pequenos pode ser mais complicado nessa fase, mas após a conquista do 'saber ler-escrever-expressar-interpretar", o jogo de interpretações de personagens pode ser uma nova forma de desenvolver o aprendizado;
  2. Atividades Complementares - "Melhor sensação: ter em mãos três documentos envolvendo a Super Convenção, que além de alegria e diversão, também me renderam um total de 60 horas em atividades extracurriculares." Poderia dizer que essa primeira citação resumiria o motivo das AC estarem aqui, mas explicarei melhor, resumidamente.
    Conheci o RPG através do Italo, amigo e ex-namorado. Ele me levou ao meu primeiro evento de anime e jogos em 2007, o Encontro Alagoano de RPG e Anime. Daí em diante me apaixonei pelos eventos e não faltava a nenhum. Conheci o Super Hero Con, atual Super Convenção, com origem em Recife-PE. Trabalhei nos SC no ano de 2012, nas edições de Recife e Maceió-AL. Basicamente foi por isso que incluí Atividades Complementares aqui, porque num momento de trabalho ultra prazeroso, acabei ganhando créditos na faculdade. Queria que minha vida fosse assim sempre. kkk
  3. Comunicação e Expressão - "Acho que essa disciplina deveria existir na escola, em todas as séries. Saber se comunicar é essencial e se expressar de forma que não te julguem mal, também." O que é o RPG sem uma boa comunicação e expressões claras? Gente, é o jogo de interpretação de personagens! É falar, demostrar, trabalhar em equipe, montar estratégias e se divertir, claro. Um bom mestre precisa saber construir uma boa base para a aventura e saber passar isso para os jogadores, para que cada um imagine a situação dada, o cenário, os personagens e assim possa descrever sua ação/reação;
  4. Educação Ambiental - "...aprendermos a coexistir com o meio ambiente... a importância da natureza para todos." A conscientização também pode ser passada através do RPG. Dentre os personagens que podem ser escolhidos, existem: protetores das florestas e dos animais (conhecidos como rangers); deuses, ninfas e outros seres mitológicos; até mesmo uma pessoa comum que seja vegetariana ou vegana; quem sabe um urso, um lobo, uma coruja ou uma árvore. Pois é, o RPG trás muitas possibilidades, é só usar a imaginação.
  5. Estatística - Uma palavra: DADOS. E essa é a principal ligação entre Estatística e RPG, as probabilidades dos dados, muito utilizados nas partidas de um bom RPG clássico. Dependendo do tema escolhido e da forma que o mestre decide jogar, a estatística pode ser incluída de outras maneiras.
  6. Jogos e Brinquedos na Infância - "... aprendi muita coisa brincando... Até hoje adoro bonecos... Também tem os jogos de cartas e tabuleiro, para concentração e estratégia, incluindo meu amado RPG de mesa. A ideia de educar com jogos e brincadeiras trás tantas possibilidades, até me emociono." E fim. kkk
  7. Metodologia de Arte e Movimento: Corporeidade - "Além da expressão por palavras, existem a arte e o movimento... seus movimentos, desenhos, sons e ações." Como já disse, o RPG tem essa interpretação de papeis, que pode ser mais ou menos teatral. A vertente Live Action RolePlaying trás isso, essa atuação além da fala, mais visual e movimentada.
  8. Relações Étnico-Raciais no Brasil - "Etnias, culturas, religiões e filosofias diferentes que formam o Brasil..." Não só a cultura brasileira, como a de qualquer outro país, pode ser parte do tema escolhido para a aventura. Através do RPG é possível conhecer e/ou aprofundar conhecimentos históricos, geográficos e filosóficos.
  9. Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação - Atualmente o RPG mais popular é o online. Milhões de pessoas jogando ao mesmo tempo um mesmo jogo, com personagens e cenários variados, em partidas diversas. Particularmente não é meu estilo favorito, mas faz sucesso e a cada momento surgi um novo jogo. Além de jogar, existe a possibilidade de conhecer pessoas de todo o mundo, pena que os jovens de hoje não sabem aproveitar isso da melhor maneira.
  10. Trabalho de Conclusão de Curso - Porque um TCC não poderia ser sobre RPG? Afinal, não seria a primeira vez. Não tem muito mistério para ter incluído essa disciplina aqui, né? É só o lembrete que meu TCC foi sobre o RPG na Educação e que o mesmo pode ser feito por outros que se interessem, como me interessei.
É isso, gente. No próximo post falarei sobre as possibilidades de incluir o RPG na escola.

Beijos aventureiros :**

Nenhum comentário:

Postar um comentário