Bom dia pessoas, tudo bom com vocês? Por aqui tudo igual, só politicamente mais caótico que o normal. Vamos descontrair um pouco dessa situação, vamos falar sobre o lindo tema do meu TCC: o RPG ligado a Educação. Calma, ainda não postarei o TCC mesmo, só falarei um pouco sobre o RPG e quais disciplinas eu atribuí ao mesmo, dentro do curso de Pedagogia. Me baseei naquela lista das disciplinas marcantes.
- Alfabetização e Letramento - "Aquelas palavrinhas que mais parecem arte abstrata, passando pela boa e velha caligrafia até a personalização de cada um para/com as letras." O RPG possibilita desde a criação de personagens por descrição, até a passagem de cada aventura em forma de redação. Admito que para os pequenos pode ser mais complicado nessa fase, mas após a conquista do 'saber ler-escrever-expressar-interpretar", o jogo de interpretações de personagens pode ser uma nova forma de desenvolver o aprendizado;
- Atividades Complementares - "Melhor sensação: ter em mãos três documentos envolvendo a Super Convenção, que além de alegria e diversão, também me renderam um total de 60 horas em atividades extracurriculares." Poderia dizer que essa primeira citação resumiria o motivo das AC estarem aqui, mas explicarei melhor, resumidamente.
Conheci o RPG através do Italo, amigo e ex-namorado. Ele me levou ao meu primeiro evento de anime e jogos em 2007, o Encontro Alagoano de RPG e Anime. Daí em diante me apaixonei pelos eventos e não faltava a nenhum. Conheci o Super Hero Con, atual Super Convenção, com origem em Recife-PE. Trabalhei nos SC no ano de 2012, nas edições de Recife e Maceió-AL. Basicamente foi por isso que incluí Atividades Complementares aqui, porque num momento de trabalho ultra prazeroso, acabei ganhando créditos na faculdade. Queria que minha vida fosse assim sempre. kkk - Comunicação e Expressão - "Acho que essa disciplina deveria existir na escola, em todas as séries. Saber se comunicar é essencial e se expressar de forma que não te julguem mal, também." O que é o RPG sem uma boa comunicação e expressões claras? Gente, é o jogo de interpretação de personagens! É falar, demostrar, trabalhar em equipe, montar estratégias e se divertir, claro. Um bom mestre precisa saber construir uma boa base para a aventura e saber passar isso para os jogadores, para que cada um imagine a situação dada, o cenário, os personagens e assim possa descrever sua ação/reação;
- Educação Ambiental - "...aprendermos a coexistir com o meio ambiente... a importância da natureza para todos." A conscientização também pode ser passada através do RPG. Dentre os personagens que podem ser escolhidos, existem: protetores das florestas e dos animais (conhecidos como rangers); deuses, ninfas e outros seres mitológicos; até mesmo uma pessoa comum que seja vegetariana ou vegana; quem sabe um urso, um lobo, uma coruja ou uma árvore. Pois é, o RPG trás muitas possibilidades, é só usar a imaginação.
- Estatística - Uma palavra: DADOS. E essa é a principal ligação entre Estatística e RPG, as probabilidades dos dados, muito utilizados nas partidas de um bom RPG clássico. Dependendo do tema escolhido e da forma que o mestre decide jogar, a estatística pode ser incluída de outras maneiras.
- Jogos e Brinquedos na Infância - "... aprendi muita coisa brincando... Até hoje adoro bonecos... Também tem os jogos de cartas e tabuleiro, para concentração e estratégia, incluindo meu amado RPG de mesa. A ideia de educar com jogos e brincadeiras trás tantas possibilidades, até me emociono." E fim. kkk
- Metodologia de Arte e Movimento: Corporeidade - "Além da expressão por palavras, existem a arte e o movimento... seus movimentos, desenhos, sons e ações." Como já disse, o RPG tem essa interpretação de papeis, que pode ser mais ou menos teatral. A vertente Live Action RolePlaying trás isso, essa atuação além da fala, mais visual e movimentada.
- Relações Étnico-Raciais no Brasil - "Etnias, culturas, religiões e filosofias diferentes que formam o Brasil..." Não só a cultura brasileira, como a de qualquer outro país, pode ser parte do tema escolhido para a aventura. Através do RPG é possível conhecer e/ou aprofundar conhecimentos históricos, geográficos e filosóficos.
- Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação - Atualmente o RPG mais popular é o online. Milhões de pessoas jogando ao mesmo tempo um mesmo jogo, com personagens e cenários variados, em partidas diversas. Particularmente não é meu estilo favorito, mas faz sucesso e a cada momento surgi um novo jogo. Além de jogar, existe a possibilidade de conhecer pessoas de todo o mundo, pena que os jovens de hoje não sabem aproveitar isso da melhor maneira.
- Trabalho de Conclusão de Curso - Porque um TCC não poderia ser sobre RPG? Afinal, não seria a primeira vez. Não tem muito mistério para ter incluído essa disciplina aqui, né? É só o lembrete que meu TCC foi sobre o RPG na Educação e que o mesmo pode ser feito por outros que se interessem, como me interessei.
É isso, gente. No próximo post falarei sobre as possibilidades de incluir o RPG na escola.
Beijos aventureiros :**
Nenhum comentário:
Postar um comentário